Brasileiro gosta de banana

 Cavendish Banana

 Enquanto escrevia o post, as minhas pesquisas indicaram uma série de coisas interessantes que não posso deixar de comentar.

Existem em torno de 1.000 espécies catalogadas pela Universidade de Melbourne, na Austrália, porém, como alimento, especialmente no Brasil são reconhecidas 5 variedades principais.

Com o nome científico musa, variam entre aproximadamente 10 à 50 cm com peso entre 50 gramas à 1 kg.

Elas são naturalmente radioativas por possuírem potássio 40, calma, sem preocupação porque para fazer algum efeito nocivo com base nos estudos referentes à radioatividade no corpo humano, você teria que consumir cerca de 10 milhões de unidades, ou seja, se você comesse uma por dia, teria que viver mais de 27.000 anos para ter alguma consequência grave ou comer 270 bananas por dia durante 100 anos.

Tem um fungo chamado Tropical 4 que está devastando as plantações da Ásia e Austrália e pode exterminá-las. Ele mata as plantas e fazem o fruto cheirar como lixo. Existe um esforço mundial para erradicar o problema e a Embrapa está estudando o assunto.

De mais de 100 produtores, a Índia produz quase 30% de todo o mundo e o Brasil fica entre o terceiro e quarto produtor com 7%. O maior exportador é o Equador com quase 30% da exportação mundial. O Brasil não tem uma exportação significativa e nem a Índia.

Então por que os brasileiros gostam de banana? É por causa da Carmen Miranda?

E por que dizem que os macacos gostam de bananas? Eles são frugívoros, ou seja, além de bananas eles comem, maçã, mamão, abacate e outras.

Às vezes as coisas ficam meio sem sentido e ninguém sabe como começou. O que sei é que dão bananas para os macacos porque é uma fruta barata.

Poderia falar sobre as qualidades alimentares dessa fruta, baixo teor de gordura, fonte de carboidrato, vitaminas, sais minerais, fibras, amido, mas passarei direto para um resumo rápido sobre os tipos de musa que temos por aqui.

Ouro: A menor e bem doce.

Maçã: Pequena e trava um pouco, mas é de mais fácil digestão.

Nanica: É aquela mais popular, é toda média, não é muito doce, não tem o gosto muito caracterizado e não é muito grande.

A da Terra: Aquela grandona. Parece que está sempre verde. O bom é comer ela tipo chips, frita, cozida ou em qualquer outro preparo.

Prata: A mais saborosa para comer “in natura”, na minha opinião, com a grande vantagem de durar mais tempo no ponto de comer do que as outras.

Uma outra curiosidade é você entrar em uma farmácia nos EUA e comprar uma banana. Lá vende por unidade na farmácia e não é tão barata. Eu vi por US$ 3,00 cada uma.

Que tal, comprar uma banana em uma máquina de ficha no metrô do Japão por US$1,50?

TO GO WITH Lifestyle-Japan-retail-vendin

Fato é, uma fruta prática, gostosa e alimenta.

Dizem que brasileiros gostam de banana, talvez pela nossa criatividade em utilizá-las em pratos doces (temos uma infinidade de sobremesas) e pratos salgados (principalmente no Norte), mas os indianos consomem muito mais do que nós.

#brasileirogostadebanana

Fonte:

http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/macacos-gostam-mesmo-de-banana.html

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quantos-tipos-de-banana-existem-e-quais-sao-as-mais-nutritivas

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160125_banana_extina_rp

http://www.plantnames.unimelb.edu.au/Sorting/Musa.html

http://radiacaodefundo.haaan.com/2011/01/06/o-poder-radioativo-da-banana/

http://www.megacurioso.com.br/radiacao/42037-voce-sabia-que-as-bananas-sao-naturalmente-radioativas-.htm

https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/268775/os-21-beneficios-que-comer-bananastem-para-o-corpo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s