Pergunte para aprender

não ter vergonha

Olhando uma cena destas é que percebemos o quanto nos privamos de aprender qualquer coisa por vergonha. Vergonha de se expor para não mostrar a nossa fragilidade em alguma coisa.

Mas nós não somos obrigados a saber tudo, estamos aprendendo todos os dias, e cada qual teve ou terá uma oportunidade/tempo diferente para aprender.

Um aprendizado que as pessoas não valorizam muito, mas no meu ponto de vista é uma riqueza de conhecimento intangível é o “aprender perguntando”. Sim, faça perguntas que esclareçam ou te facilitem entender sobre determinado assunto.

Imagina que você é um professor e chegou para dar uma aula para 30 alunos, você fala, fala, escreve e ninguém pergunta absolutamente nada.

O que vai passar pela sua cabeça? Ninguém entendeu nada do que eu falei, ninguém estava prestando atenção no que eu falei, ninguém tá nem aí para mim,…

Agora em uma outra situação…, você está dando aula e os seus alunos estão perguntando, ou seja, estão interessados naquilo que você está falando/ensinando, está existindo uma troca. Quando falo em troca é porque neste caso não só os alunos estão aprendendo, o professor aprende também. Não é muito melhor?

Por mais simples que seja a sua pergunta, independente se é em uma aula, uma reunião, uma conversa informal,  se você é o protagonista principal ou apenas um participante, ela é uma dúvida sua e deve ser esclarecida para que você consiga aprender.

Se desafie a fazer perguntas, pois as suas dúvidas podem ser as mesmas do seu “vizinho”.

#perguntar #aprender

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s