Ceres e a curiosidade esquecida

Ceres-NASA-Dawn--planetNosso sistema solar possui um cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. Em 2007 a NASA lançou uma sonda para visitar os dois maiores de lá. Vesta e Ceres, considerado um planeta anão que fica a 264.900.000 km da Terra.

Até aí nada que poderia causar alguma curiosidade, exceto para quem acompanha essas coisas de espaço porque a sonda usa propulsão de íons. Nossa ! O nome parece coisa de filme de ficção.

O objetivo da missão era detectar água e vida em algum momento da história e de alguma maneira, ajudar no conhecimento do nosso planeta e do nosso sistema solar.

A sonda passou por Vesta e ficou por lá entre julho/2011 e julho/2012. Em fevereiro/2015 chegou a Ceres. Aí começaram as questões.

Na aproximação, verificou-se que existia uma fonte de luz que aparece mesmo quando o sol não está refletindo na superfície.

Nessa época, a NASA colocou em sua página uma enquete para que o pessoal pudesse opinar sobre o que se tratava.

Conforme a sonda foi se aproximando, o mistério foi aumentando junto com especulações. Apareceram vários sites que concluíam que as luzes eram civilizações de extraterrestres e tudo mais. Todas as teorias de conspiração foram lançadas.

Com o passar do tempo e a sonda mais próxima, várias teorias foram divulgadas pela NASA, porém, eles mesmos tratam como teorias pois nenhuma pode ser comprovada através das fotos e medições que foram feitas pela sonda.

Durante o mapeamento, foi identificada um tipo de pirâmide com 3 quilômetros de altura que nenhuma teoria de formação de planeta pode justificar e outros pontos luminosos espalhados pela sua superfície também foram encontrados.

Ceres-Planet-Piramid

A missão da sonda era para terminar em julho/2015 e ela iria para outro asteroide chamado Adeona. Decidiram deixar ela orbitando Ceres e lá ela continua.

Para quem quiser se afastar de tudo por um tempinho, quem sabe dar uma olhada nas publicações da NASA? Boa viagem.

Fonte:

http://dawnblog.jpl.nasa.gov/

https://twitter.com/nasa_dawn

http://www.theverge.com/2016/7/1/12085358/nasa-ceres-dawn-probe-mission-extension-asteroid-adeona

#Ceres #Dawn

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s