Prepare a superfície para receber o acabamento – analogia

tintaPara a recuperação eficaz e duradoura de uma estrutura de concreto ou estrutura metálica em utilização, parte-se pela preparação da superfície. Por que para a nossa pele partimos pelos acabamentos?

Em uma recuperação de estrutura de concreto, se você não apicoar, saturar e até mesmo aplicar uma ponte de aderência, a argamassa/grout de reparo vão desplacar.

Este mesmo conceito vale para uma estrutura metálica com corrosão, se você não lixar e preparar a superfície (metal branco) a sua pintura não terá a durabilidade esperada.

corrosao

Nestes dois exemplos, os materiais de acabamento tem que ser adequados a utilização, meio em que estão inseridos, entre outros, mas o tempo e o investimento com a preparação das superfícies é muito maior que o próprio acabamento.

Fazendo uma analogia com a nossa pele, por que investimos muito mais em produtos de acabamento? Porque é o que as pessoas veem, porque é o mais fácil de comprar, porque é o que todo mundo indica mais facilmente, enfim, seja por qual motivo for, ele não deixa de ser importante mas não é o mais relevante.

A nossa pele reage basicamente pela:

  • ação do tempo: idade e intempéries (sol, chuva, vento, frio, …);
  • forma com que (não) cuidamos;

Já que não podemos eliminar o fator tempo, nos restou a forma com que cuidamos. Assim, é preferível fazer uma manutenção preventiva para não ter que fazer uma “parada de emergência”.

A manutenção preventiva ideal acaba sendo inviável de ser feita (quantidade de tratamentos, periodicidade e custo = na engenharia), então vou partir para a preventiva que considero ter um nível aceitável.

Para o rosto:

  • Limpeza de pele: à cada 90 dias;
  • Lavar o rosto: Pelo menos 2x/dia
  • Limpeza com aparelho elétrico doméstico (tipo: Mia): pelo menos 3x/semana – Se você não tem e não quer comprar, faça uma esfoliação.
  • Tirar a maquiagem: indispensável
  • Creme diurno e noturno: todos os dias
  • Protetor solar: todos os dias

Para as mãos, pés e restante do corpo:

  • Esfoliação: pelo menos à cada 45 dias
  • Creme hidratante: todos os dias
  • Protetor solar: todos os dias

Isto é o que eu considero como preparação da superfície, a partir daí são os acabamentos.

Os produtos a serem utilizados nesta “preparação” vão depender do tipo, idade, e bolso de cada uma. Tem uma série de receitas caseiras de esfoliação, tem vários hidratantes baratinhos,  então não tem desculpa para você não se cuidar.

todos os produtos

Espero que você goste destas dicas e possa segui-las para não precisar fazer uma intervenção mais onerosa…

Assim como mencionei a pele, os nossos cabelos e unhas também devem ser considerados neste programa de manutenção. O tempo está correndo!

tempo

#cuidadoscomapele

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s