Dê a sua contribuição: trabalho voluntário

girassol

Existe uma inércia quando pensamos que somos incapazes de fazer um trabalho voluntário, pois a primeira coisa que vem à cabeça é: eu não sei fazer nada, como vou poder ajudar?Não é verdade, para fazer um trabalho voluntário você não precisa ser expert em nada, precisa sim, é ter boa vontade e estar ali de corpo e alma para poder contribuir.

Sempre tive vontade mas não sabia como começar. Iniciei através do site Atados, https://www.atados.com.br/. Neste site você seleciona a causa, a sua habilidade e a  região. A partir daí aparecem os projetos que existem vagas e você pode conhecer cada um deles e ver se você se encaixa ou mesmo se tem disponibilidade. O interessante é que você pode estar fazendo um trabalho constante com dias e horários  determinados ou pode estar participando de um evento pontual.

Você pode contribuir caso você seja da área, p.ex: costureira, nutricionista, advogado, etc… (ainda não apareceu nada para engenheiro!), ou como mão de obra para auxiliar em alguma atividade, p.ex.: organizar doações para bazares, brincar com crianças, ajudar na cozinha, etc…

Como não sabia como funcionava, a primeira vez que trabalhei como voluntária foi colaborando em um evento. Tratava-se de uma feijoada em uma escola, onde a renda foi revertida para atividades extra curriculares e passeios para as crianças.

No dia combinado a orientadora do local se apresentou e disse quais eram as tarefas a serem realizadas e cada qual escolheu a atividade em que sentia melhor em contribuir. Neste dia descasquei e cortei tanta laranja, montei tanto prato, que perdi as contas. Mas valeu a pena, pois a integração é legal, a gente se diverte, aprende, corre para lá e para cá, e quando chega em casa cansada se sente gratificada pois foi para um bem comum.

Se você nunca participou vale a pena a experiência e até mesmo a continuidade. Existem muitos projetos legais e toda ajuda é bem vinda.

 #trabalhovoluntario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s