Movimentando cargas

cachorro-porta

Existe alguma regra indicando quanto posso carregar de peso com segurança?A CLT ( A Consolidação das Leis do Trabalho) fala em no máximo 60 Kg para homens e para mulheres, 20 kg considerando trabalho contínuo e 25 kg em trabalho ocasional. Estes valores fixados na legislação brasileira foram adotados há mais de um século! Existem vários projetos de lei tramitando visando diminuir estes pesos, mas ainda não foram aprovados. Só para você ter uma ideia os Organismos Internacionais falam em no máximo 23 Kg.

Transformando este peso em sacos de arroz de 5 kg… Como pensar que um trabalhador homem pode carregar 12 e a mulher 4 por vez o dia todo?

sacos-de-arroz

Mas deixando a legislação de lado, a forma como as empresas tratam este tema no que se refere a ergonomia, como você faz para carregar alguma coisa no seu cotidiano?

É muito importante você saber as suas limitações com relação a condição física e saúde e ainda: peso, tamanho da carga, formato, distância e percurso.

Alguns ortopedistas recomendam que uma pessoa deve levantar no máximo o equivalente a 50% do seu peso. Há ponderação, no que se refere às mulheres, pois normalmente são tidas como menos fisiologicamente formadas para tarefas pesadas.

Assim sendo, se você está bem de saúde, tem boas condições físicas e é do sexo feminino creio que 30% do seu peso seria uma boa indicação. Se você pesa 60 Kg, 18 kg daria para você carregar sem se machucar.

Mas não é só o peso, tem também o tamanho do que você vai carregar. Metade da sua altura também seria uma boa referência. Se você tem 1,60 m de altura algo de no máximo 80 cm.

Formato, analise o que você vai carregar pois o objeto não pode impedir a sua visão.

Distância. Lembre-se que carregar 18 kg por 50 metros, é bem diferente do que 18 kg por 3 km.

O percurso que você vai fazer é importante para identificar as interferências que existem no caminho. Se você tiver que passar por uma porta, por exemplo,  lembre-se de verificar o vão livre.

Analise e planeje, pois lesões e acidentes custam muito caro para a nossa vida. Esse procedimento simples, pode te tirar de muitas enrascadas. Se você não pode carregar peça ajuda ou arrume um meio de transporte.

Nas obras de engenharia onde as cargas são muito maiores e grande parte é realizada com equipamentos de grande porte, existe o Plano de Rigging. Neste plano é estudado a carga, forma de içamento, amarração, equipamentos, esforços nos equipamentos e no piso de apoio do mesmo, ação do vento, interferências, layout da área de operação, entre outros fatores, para se chegar na melhor solução de operação. O plano normalmente é feito por profissionais especializados e “deveria” ser tratado com a devida importância para evitar acidentes.

Planeje o seu próximo carregamento e pense na sua saúde.

#peso #carregarpeso

 

Referências:

CLT

NR12

NR18

http://ivguindastes.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s