Panela para o final de semana

moqueca

A sua dieta só vai de 2ª a 6ª feira, então leia… , mas se está focada na dieta até nos finais de semana, então nem leia…

Até troquei o  ditado:  “panela velha é que faz comida boa”, pela “panela de barro é que faz comida boa”.

Os utensílios de argila (barro), material de grande abundância na natureza, são muito antigos, praticamente desde que o homem deixou as cavernas para se tornar agricultor. Nesta época eram moldados objetos para armazenar água e grãos que foram aprimorados a fim de ter maior durabilidade e resistência através da sua queima em fogueiras, técnica esta utilizada até hoje pelas Paneleiras de Goiabeiras – Vitória – ES, exceto pelo torno. Talvez venha daí o sabor da comida…

Basicamente existem dois modelos: As caçarolas mais altas e as “tipo moquecas”, mais rasas com tamanhos variados…, em sua grande maioria possuem tampas, que nem sempre se encaixam pois são feitas artesanalmente.

Nas caçarolas fazer um arroz, temperar um feijão, um tutu, afff, não tem coisa mais gostosa. Já nos modelos “tipo moqueca”,  tudo que leva molho fica muito bom seja para fazer no fogo ou no forno, seja frutos do mar, carnes ou aves. Apesar de ser para fazer moqueca, dá para fazer qualquer coisa. Imagino usar uma panela destas em um fogão à lenha, deve ser um espetáculo! Não tem para nenhum restaurante com estrela Michelin.

Você pode servir diretamente, não necessitando transferir a comida para as travessas, uma vez que elas dão um charme todo especial à mesa e ainda mantem a comida quente por mais tempo. Quando você está no nordeste e pede uma peixada ou mesmo uma moqueca normalmente eles te servem nas próprias panelas, e sempre acabamos comendo mais do que devemos.

A outra vantagem é que você não precisa ficar esfregando, se grudar alguma coisa deixe de molho um pouquinho e esfregue com uma escovinha. Ela estará pronta para a sua próxima receita.

Existem diversos sites de venda destas panelas mas as minhas eu trouxe uma a uma, toda vez que ia a Vitória, com todo cuidado do mundo para não quebrar. As próprias cias aéreas não recomendam que você despache, então, carregue-as contigo!

Se você ainda não experimentou uma comida feita em uma panela de barro, faça o teste usando a sua receita  surpreendendo os seus convidados no próximo almoço ou jantar  e boa gulodice!

 #panela #paneladebarro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s