Louça do Natal

TOC pia

Natal está chegando, o cardápio definido, a decoração está pronta, presentes providenciados,  enfim, tudo alinhado para você receber seus familiares e amigos em casa. Todos comeram estão lá conversando, e aquela “pilha” de louça para você lavar ou  colocar na máquina e ainda arrumar as sobras de comida. Logicamente a sua ajudante do lar também está de folga, e numa ocasião como esta, ninguém quer ir para cozinha estragar o esmalte ou mesmo ter a sua roupa respingada!

Sempre acaba sobrando para quem oferece a casa, infelizmente não tem jeito! Dependendo do grupo pode ter até uma ou outra pessoa que oferece ajuda, mas não é comum, e como anfitriã considero de bom tom estar junto aos convidados e não atrás de uma pia de louça.

Como não dá nem para pensar em usar descartáveis, usar a melhor louça faz parte do ritual…

Um certo Natal que estava recebendo mais de 40 pessoas aqui em casa e fiz o seguinte:

  1. Deixei a maquina de lavar e a pia zerada de louça, não havia sequer um talher sujo;
  2. Providenciei um lixo grande sem tampa (*), e 3 grandes caixas plásticas. Cada qual jogava os restos de comida no lixo, e já colocavam os pratos em uma caixa e os talheres na outra. A terceira caixa usei para os pratos de sobremesa; (*) para evitar que a tampa ficasse toda suja! Esta “linha de produção” montei na lavanderia para não entulhar a cozinha…
  3. Deixei uma parte da bancada da cozinha reservada para os copos de cristal, já que fiquei com receio de pedir que colocassem em uma caixa plástica;
  4. A pia ficou o tempo todo livre e desimpedida.

Ainda para facilitar providenciei vários descartáveis com tampa para que todos pudessem fazer as suas “marmitas”, já que era impossível eu acomodar a quantidade de comida pós ceia. Com isso, restaram as travessas e respectivos pegadores que foram acomodados dentro da pia, mas aí já era final de festa.

Esta foi a minha estratégia para deixar de ficar incomodada com aquela pia cheia de louça, que nem dá para chegar perto e nem dá para saber por onde começar.

Dia de festa, dia de comemoração, então relaxe e aproveite!

#louçadoNatal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s